Profissionais da enfermagem reivindicam 30 horas semanais de trabalho em audiência pública

Na última quinta-feira última, foi realizada no plenário da Câmara Municipal audiência pública para discutir sobre as condições de trabalho dos profissionais da enfermagem na assistência à saúde em Monlevade. A iniciativa foi do vereador Belmar Diniz (PT).

O encontro contou com a participação dos vereadores Guilherme Nasser (PSDB), Telles Guimarães (PSC) e Carlos Gomes (PSB), além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Sindicato dos Servidores Públicos (Sintramon) e do Hospital Margarida. Também participaram da audiência a coordenadora da Unidade de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/MG), Fabíola Moura da Costa; o enfermeiro do trabalho e membro da Câmara Técnica de Políticas Públicas e Cidadania Profissional, Elônio Stefaneli Gomes e o presidente do Coren, Rubens Schroder Sobrinho, que presidiu os trabalhos.

Durante o encontro, o presidente do Coren apresentou alguns números. Segundo ele, existem 1,8 milhão de profissionais de enfermagem no país. Em Minas Gerais, são 160 mil profissionais. Apesar de ser uma classe numerosa, a mesma ainda enfrenta problemas no que se refere às condições de trabalho. “O Coren apoia toda iniciativa que preza por melhore condições de trabalho. É por isso que estamos aqui hoje. O profissional da enfermagem precisa ser mais valorizado e a classe também precisa se unir para conquistar seus direitos”, ressaltou Rubens Sobrinho. Um dos pontos levantados na reunião foi a criação de um projeto de lei municipal que estabelece 30 horas semanais de trabalho para os profissionais da enfermagem. “O que podemos fazer para melhorar as condições de trabalho da categoria, ou como podemos instigar para que algo nesse sentido seja feito?”, questionou Rubens.

Na oportunidade, o vereador Belmar Diniz – que é membro da Comissão de Saúde da Casa Legislativa -, destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo grupo e pelas demais comissões permanentes. Ele ainda manifestou apoio à proposta de redução da carga de trabalho dos profissionais de enfermagem para 30 horas semanais.

Por sua vez, o presidente do Sintramon, Carlos Silva, disse que o índice de absenteísmo na classe de enfermagem no município é alta. De acordo com ele, as condições de trabalho não atendem aos profissionais. O vereador Leles Pontes disse que a Câmara vai abraçar a causa, pois se trata de uma classe que necessita de atenção especial. “Afinal, são profissionais que lidam com vidas. Vamos buscar uma discussão para tentar viabilizar o projeto que estabelece 30 horas de trabalho semanal para a classe”, declarou.

O presidente da Comissão de Saúde, Telles Guimarães, afirmou que a saúde é um diferencial em qualquer situação. “Nossas vidas dependem de vocês. Por isso, a valorização destes profissionais é necessária. Como presidente da Comissão de Saúde, vamos buscar o que for preciso para melhorar as condições de trabalho da classe”, ressaltou. Para o vereador Carlos Gomes, leis que favoreçam estes profissionais precisam ser melhor discutidas e com mais empenho. Ele destacou que a união da categoria é importante para melhorar as condições de trabalho.

O presidente da Casa, Guilherme Nasser, lembrou que é preciso trabalhar em conjunto para buscar melhorias no que se refere às condições de trabalho dos profissionais de enfermagem. “Essa deve ser uma ação conjunta da Câmara. Quando essa Casa se une em prol de um objetivo de forma apartidária, sem politicagem, conseguimos alcança-lo”, enfatizou.
Guilherme disse, ainda, que a criação de um projeto de lei que estabeleça 30 horas de trabalho por semana aos profissionais da enfermagem será amplamente discutida junto à Prefeitura. “A Casa vai lutar para que isso aconteça. Se é bom para a classe e para a população, a Câmara está junto com vocês”, concluiu.

A Pública

Grande número de profissionais da área compareceu à Audiência

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: