Uma Canção para este Canto das Geraes!

GEDSC DIGITAL CAMERA

Por aqui, depois de tomar um “queimadinho” neste meio frio de Lavras Novas, com uma chuvinha caindo sobre o telhado ao som de alguma coisa cantada por Chico Buarque, em meu LP. Ouço gemidos de uma mulher que vem da parte de baixo do meu andar. Pelo prazer ou dor, mas daí penso na dama e no vagabundo, da obra infantil produzida pela Disney, quando abro a porta da sala e deparo com flores vindas do jardim da casa vizinha. Um silêncio e penso que a vida sempre foi menos complicada, mais bela do que a janela lateral de minha casa, onde ao fundo do corredor a parede é torta.

O vento toca minha face, meio sonsa. Minha barba coça entre a minha sombra, onde passo a enxergar a luz que vem de dentro, fraca e tosca. Os gemidos da mulher se aceleram e fico parado, perplexo, de inveja ou de tentação. Pelo prazer carnal que sopra meus tímpanos, entre barulhos de animais ferrados que galopam pelas ruas em calçamento de pé de moleque. Cães passam entre as vacas e as mulheres sobem pela rua carregando grandes fechos de lenha nas cabeças cobertas por panos velhos. Nem a chuva incomoda. Nem o sol que brilha amarelo distrai quem as observa, com passos apressados.

Estou a preparar minha jornada, entre acordar, sentar de frente ao computador e começar a escrever minhas histórias. Não se trata da imobilidade de um diário, mas de coisas vivas, desde a chegada na Serra do Buiéié, até a chegada à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. Da rua molhada, da sanfona de um velho negro e muito simpático, de apelido estranho e de moços com chapéus de feltro como se fosse padrão nesta terra de gente curada, de cultura alinhada. Por aqui não há pedintes, não há desemprego e as pessoas andam sem pressa. Nas casas não há muros. Só os gemidos, que agora são mais serenos. E ainda toca uma música do Chico na vitrola. E os vizinhos contam causos e sorriem, porque aqui o diálogo ainda reina.

GEDSC DIGITAL CAMERA

(Fotos: Marcelo Melo).

Deixe um comentário

