Lavras Novas: comunidade quer mais respeito ao Meio Ambiente

GEDSC DIGITAL CAMERA

Um esporte como outro qualquer, desde que não destruísse tanto as coisas ligadas ao meio ambiente. Falo dos adeptos das trilhas, que montam em suas motos, jeeps ou quadriciclos, explorando a natureza, vivendo as delícias que ela oferece, entre cachoeiras, vistas maravilhosas, muita terra e o pó da estrada. Hoje um esporte que a cada dia conta com mais adeptos, entre adultos, jovens e crianças. Não há mais uma idade certa pra praticá-lo.

Pois bem, mas onde anda a consciência ecológica de seus praticantes? Obviamente que a toda regra, há exceções. E acredito que, nesse caso, deve até ser boa parte que pratica o esporte com consciência ecológica. Mas muitos continuam achando que o esporte está acima dos seus deveres e acabam extrapolando os direitos dos outros. Por essas coincidências da vida, dia desses, conversando com moradores de Lavras Novas, Distrito de Ouro Preto – onde hoje resido – percebi a preocupação da comunidade no geral com a prática desse esporte, muito comum na região por ser montanhosa e bela por natureza. A realidade é que muitos dos praticantes desse esporte deixam rastros de destruição por lugares onde passam com suas máquinas. Destroem trilhas por onde circulam os nativos, estradas, plantações, nascentes e, além de tudo, pioram as condições das estradas que ligam os distritos, e as consequências são imprevisíveis E pergunto: qual o retorno dão ao lugar?

Portanto, fica o alerta: Lavras Novas, premiada com esta exuberante natureza, é apenas um exemplo. Mas podemos mudar esse quadro, desde que os adeptos do esporte respeitem seus limites e saibam conviver em harmonia com o meio ambiente. E o bom é que, por estas bandas, os nativos estão se organizando e em mutirão colocando cercas e reparando estradas, entre outras investidas, afim de preservar o que a natureza lhes dá, graciosamente.

Breve, em nosso Site (www.portallavrasnovas.com), que estará no ar nos próximos dias, mais detalhes sobre o trabalho que vem sendo executado pela Mesa, pela Associação e os moradores de Lavras Novas, neste sentido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: