Para se morar num lugar tem de se provar o tempero e sentir seu cheiro

Muita coisa em comecei a entender depois de minha mudança para cá, Lavras Novas, Distrito de Ouro Preto. Por isto que sempre pensei que a idade não importa com o aprendizado. Basta entender que seremos sempre aprendizes de tudo que já sabemos.

E busquei acreditar que, para se convier em uma sociedade, temos de participar dela. Não basta apenas entrar pela porta da frente e dar as costas para o lugar. Vejo aqui, quando estou a dois dias de completar 10 meses de residência nesta terra, em plena Rua Nossa Senhora dos Prazeres, a Padroeira de tudo e pela qual o povo tem muita fé, que muitas pessoas chegam aqui com um único propósito: ganhar dinheiro. E sabem muito bem explorar a tudo isto. Mas se esquecem de que aqui chegaram e certamente tiveram apoio e respeito dos nativos. E, após sucesso em seus negócios, simplesmente decidiram não se integrar mais a esta comunidade. Empresários – com exceções, obviamente – que preferem viver o “mundinho” deles, preguiçoso, e sem compromisso com o povo do Distrito. Antes, entravam pelo quintal, cozinha adentro, e saboreavam talvez aquele franguinho com quiabo, na casa simples de um nativo, no fogão a lenha. Hoje, impregnados pelo capitalismo selvagem, preferem dar as costas.

Aqui em Lavras Novas, para se viver o tempo e conhecer a cultura, é preciso muito mais; freqüentar os bares os bares, ir às mercearias, comparecer à Igreja, interagir com o povo daqui. Conhecer a sua origem, o passado e a linda história do lugar. Não se pode morar em um lugar e simplesmente ignorar a sua cultura e não provar de seu tempero. Mais que ganhar dinheiro, é ter qualidade de vida.

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: