Assembleia Legislativa e PUC Minas acompanham trabalhos do Parlamento Jovem 2014

Representantes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da PUC Minas estiveram na Câmara de João Monlevade para acompanhar o andamento do projeto Parlamento Jovem 2014, do qual o município é polo regional. Estiveram presentes também os participantes do projeto em Itabira. Vale ressaltar que os dois municípios são os únicos participantes da região.

A servidora da Escola do Legislativo, da ALMG, Leandra Oliveira e o professor da PUC, Alexandre Teixeira, estiveram na Câmara durante todo o dia 12. O presidente do Legislativo monlevadense, Guilherme Nasser (PSDB) e a vereadora de Itabira Marcela Cristina Lopes da Silva, acompanharam as discussões.

Para pautar os trabalhos a cerca do tema do Parlamento Jovem, ‘Envelhecimento e Qualidade de Vida’, foram convidados o psicólogo Matheus Silva, o atuante comunitário e coordenador de Projetos para o Poder Público do Estado de Minas Gerais, José Firmo do Carmo Júnior (Juninho da Cemig), e a coordenadora do Lar São José, Luciene Bernardo.  Matheus destacou que o limitador das atividades dos idosos não é a questão física, mas sim a imposição da ideia de que eles não são mais capazes de exercer suas atividades. “Idade não é indiciador de falta de capacidade. É importante que cada um de nós consiga entender de fato a realidade de cada um”, destacou.

Juninho disse que para garantir o respeito social que os idosos merecem, é importante ter o exemplo dentro da família. “É na própria família que ele deve dar o primeiro testemunho”, disse. Ainda segundo Juninho, um dos desafios atuais é acabar com a exclusão dos mais velhos no que diz respeito à tecnologia. Já Luciene relatou a realidade do Lar São José e disse que, apesar da infraestrutura local, o melhor lugar para envelhecer é junto à família. “É na casa que ele viveu, é com o respeito dos seus pares”, destacou. Ao final, a palavra foi aberta para debate e os alunos surpreenderam a todos, pelas suas colocações e empenho no projeto.

Leandra destacou que a qualidade do debate retrata a condução do projeto em João Monlevade e em Itabira. Já Alexandre destacou que foram superadas as suas expectativas. Guilherme também se disse surpreendido pelo que presenciou. “Foi muito bom acompanhar o crescimento dos participantes. Acredito muito neste projeto, que convida os jovens para participar da construção de políticas públicas. Aliás, sempre acredito em ações que incentivem a participação popular”, destacou.

 Plenárias municipal, regional e estadual

Os encontros do Parlamento Jovem em João Monlevade ocorrem sempre às quintas-feiras, às 14h, na Câmara Municipal. Os alunos são preparados para proporem ações que tenham como objetivo oferecer mais cidadania à terceira idade. Para tanto, no mês de julho os jovens monlevadenses farão a Plenária Municipal, para escolherem as melhores propostas discutidas os encontros. Já no segundo semestre ocorre a Plenária Regional, em que os jovens de Monlevade e Itabira escolhem as ações que defenderão na Plenária Estadual, que ocorrerá em outubro, na Assembleia Legislativa.

Mirim

Os participantes e coordenadores do Parlamento Jovem em João Monlevade e Itabira, junto aos vereadores Guilherme Nasser e Marcela Silva e aos representantes da Assembleia Legislativa e da PUC Minas

Crédito: Cíntia Araújo/Acom CMJM

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: