Câmara e entidades apresentam propostas para reformulação do Código de Posturas

A Câmara de João Monlevade recebeu representantes da Prefeitura, para discutir as ações do município para o período chuvoso que se aproxima. O encontro ocorreu na manhã da última terça-feira, dia 16, na sede do Legislativo. Participaram da reunião o presidente da Câmara, Guilherme Nasser (PSDB), o vice-presidente, Djalma Bastos (PSD), e os vereadores Tuquinho do Povo (PROS), Telles Superação (PSC) e Leles Pontes (PRB). As assessoras parlamentares Francisnara Cíntia, Ana Flávia Cota, Adriele Miranda e Mônica Silva representaram os vereadores Zé Lascado (PSDB), Thiago Titó (PMDB), Pastor Carlinhos (PV) e Carlos Gomes (PSB), respectivamente. Por parte do Executivo estiveram presente o secretário de Obras, Fabrício Lopes, o coordenador da Defesa Civil municipal, Ronei Araújo e Carolina Silva, representando a Secretaria de Meio Ambiente.

A reunião foi solicitada por Djalma Bastos. Segundo o vice-presidente, com a proximidade do período chuvoso, é importante tornar público as medidas do Executivo para atender a população. Ainda segundo o vereador, é preciso ter um trabalho efetivo na cidade não apenas para atuar no problema, mas também para exercer a prevenção. “Se não discutirmos isto agora, podemos ter um problema maior depois”, reiterou.

Ronei tomou a palavra e fez alguns esclarecimentos. Segundo ele, a Defesa Civil fará distribuição de material educativo junto às escolas e à população, com instruções de prevenção e sobre o que fazer em situações de emergência. Outro ponto abordado pelo coordenador é que foi entregue recentemente ao Executivo por empresa terceirizada o estudo referente ao plano de solos. “Vamos agora nos inteirar das informações, elaborar planilhas de custos e plano de ação a partir deste material”, declarou.

 

Limpeza de córregos e bueiros

Fabrício Lopes também destacou ações das secretarias de Obras e Serviços Urbanos. Segundo ele, vem sendo feito a limpeza de bueiros e córregos da cidade, justamente para facilitar o escoamento da água. “Retiramos muita sujeira de córregos, bueiros e até mesmo das vias, em que algumas pessoas insistem em depositar entulhos. É preciso que a população trabalhe junto com a Prefeitura no sentido de prevenir as inundações e manter limpos bueiros e córregos”, declarou.

Ainda sobre a limpeza dos córregos, Fabrício afirmou que a limpeza é executada obedecendo a um cronograma. “Passou-se muito tempo sem limpá-los então estamos com dificuldades até de acesso a estes córregos” disse. Especificamente sobre a Defesa Civil, o secretário declarou que o órgão está mais bem equipado se comparado aos anos anteriores. Fabrício exemplificou que a repartição conta com mais funcionários, além de carro exclusivo para atendimento às ocorrências e material em estoque.

Parceria com a população

Guilherme Nasser também fez uso da palavra e destacou que o canal de capitação de água na cidade é muito antigo e que o município cresceu ao longo do tempo. “Será necessário posteriormente fazer uma obra maior, com que demandará muito tempo e causará transtornos. Será mais cara também, necessitando assim que a Prefeitura colete a verba primeiro, por meio de convênios. Mas agora é preciso trabalhar com o que temos”, disse.  Outro ponto abordado por Nasser é que é preciso melhorar a fiscalização para que os casos de desrespeito à lei sejam de fato punidos. “Neste sentido aqui na Câmara trabalhamos para a reformulação do Código de Postura, também defasado”, declarou. O presidente da Câmara ainda convidou a Defesa Civil para participar do próximo fórum de discussão ‘Monlevade em foco: os próximos 50 anos’, que terá como tema a infraestrutura urbana municipal. O encontro será no dia 30 de setembro, as 18h30, na Câmara.  “É uma excelente oportunidade de falarmos à população, às entidades e aos formadores de opinião sobre prevenção e o preparo da Prefeitura para o período chuvoso”, disse Guilherme. O convite foi aceito pela Prefeitura.

Ao final da reunião, Djalma agradeceu aos presentes e afirmou que o assunto não será esquecido. “Vamos continuar com este diálogo. Acredito que este é o caminho para buscarmos o melhor para nossa cidade”, disse.

Parceria

Reunião ocorrida para se discutir questões preventivas durante período de chuvas

(Cíntia Araújo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: