Polícia Militar apresenta ações de combate à violência em reunião com a Câmara

O subcomandante da Polícia Militar, capitão Jayme Alves da Silva, e o tenente Ronaldo Fernandes de Lima, da 17ª Cia. Independente de Polícia Militar, se reuniram na última semana com o presidente da Câmara, Guilherme Nasser (PSDB). Na ocasião, foram apresentados dados sobre a violência em Monlevade e as ações de combate à criminalidade. Também participaram da reunião os vereadores Carlos Gomes (PSB) e Belmar Diniz (PT). Os vereadores Leles Pontes (PRB), Tuquinho do Povo (PROS) e Thiago Titó (PMDB) foram representados por suas assessoras.

Entre os dados apresentados pelo subcomandante, está o número de homicídios registrados em Monlevade. Em 2013, foram registrados oito homicídios no município. Este ano, até o momento, a PM registrou 12 assassinatos. Segundo o capitão Jayme, a principal causa desses crimes está relacionada ao tráfico de drogas.

Ele disse ainda que em reunião realizada com a Polícia Civil e o Ministério Público foi firmado um pacto contra a impunidade, no qual foram estabelecidas diversas ações de combate à violência.

O capitão Jayme explicou que o número de roubos no município cresceu nos últimos meses. De acordo com ele, o horário de maior ocorrência é entre 16h30 e 21h. Com o objetivo de coibir esse tipo de crime, o policiamento nas ruas foi reforçado. A cidade foi dividida em três grandes setores que contam com uma viatura e um tático móvel cada circulando 24 horas.

Outro ponto apresentado pelo subcomandante diz respeito à apreensão de drogas e armas de fogo. Só este ano, já foram apreendidas em Monlevade e nas outras nove cidades que integram a 17ª Cia. Independente de Polícia Militar 84 armas de fogo. “João Monlevade, comparada a outras cidades de características semelhantes, apresenta índices razoáveis, mas isso não nos deixa confortáveis e estamos implementando diversas ações que visam prevenir e, quando necessário, reprimir o crime”, destacou o capitão Jayme.

Situação do trânsito

Com relação ao trânsito, o subcomandante disse que o número de prisões de motoristas embriagados é grande. Além disso, o número de ocorrências por andar em alta velocidade tem aumentado. Ele citou avenidas como a Armando Fajardo, Alberto Lima e a Gentil Bicalho onde os motoristas têm abusado da velocidade. “Já tivemos a informação de pegas nesses locais, principalmente na Gentil Bicalho. Temos que pensar em soluções para evitar que isso aconteça”, declarou.

Em contrapartida, o presidente da Casa, Guilherme Nasser, propôs a realização de uma campanha educativa envolvendo a Câmara, Prefeitura, Polícia Militar e entidades locais visando à melhoria do trânsito em Monlevade. “Devemos focar, principalmente, nas faixas de pedestre. Muitos motoristas não respeitam a faixa. Eles devem ter em mente que, antes de motoristas, eles são pedestres. Devemos somar esforços para conscientizar as pessoas disso”, explicou. Guilherme disse, ainda, que as faixas suspensas, a exemplo da que está instalada em frente ao Centro Educacional, devem ser colocadas em outros pontos da cidade.

Já o vereador Carlos Gomes citou a campanha de trânsito realizada recentemente em Itabira que enfocava a importância do pedestre em atravessar as vias na faixa. Ele sugeriu que essa iniciativa também seja aplicada na campanha a ser realizada em Monlevade.

Com relação à cratera no bairro Areia Preta, o vereador Belmar Diniz questionou o subcomandante se há uma medida paliativa que possa ser feita no local. Para o capitão Jayme, a instalação de um semáforo próximo ao local ajudaria muito até que a obra seja realizada.

Por fim, o subcomandante afirmou que acredita muito na prevenção. “Toda campanha que possa ser feita visando o combate às drogas e de conscientização no trânsito é muito importante. E fazer esse trabalho junto às escolas é ainda mais relevante”, apontou. O capitão Jayme citou a Patrulha Escolar que, segundo ele, é um serviço de grande valia e que tem apresentado bons resultados.

Quanto à campanha educativa referente ao trânsito, a Câmara já vem desenvolvendo o material que será distribuído e espera firmar parceria com o Executivo e também com a iniciativa privada.

PMCâmara

Flagrante da reunião dos vereadores com o comando da PM

(Foto: Maria Tereza Bicalho)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: