De um Brasileiro, nosso amigo Francisco Bernardino, “Baiano”

Mediante aqueles avessos às mudanças que concordam e abonaram o descalabro, a bandalheira, os roubos, o baixo desenvolvimento, o desemprego e ouras mazelas proporcionados por esta turma que ai está e ganhou o aval para achincalhar a Nação por mais 4 anos. Vejamos um trecho escrito por Rui Barbosa (vergonha de Mim) a mais de um século, no qual é o meu sentimento e de muitos outros.

“Sinto vergonha de mim por ter batalhado sempre pela justiça e por compactuar com a honestidade. Por primar pela verdade, por ver este povo chamado Varonil enveredar pelo caminho da desonra. Sinto vergonha de mim. Por entregar aos meus filhos simples e abominavelmente derrotadas virtudes pelos vícios e ausência de sensatez no julgamento da verdade. Tenho vergonha de mim, pela passividade em ouvir sem despejar meu verbo a tantas desculpas ditadas pela vaidade. A tantos floreios para justificar atos criminosos. Tenho vergonha de mim. Pois faço parte de um povo que não reconheço enveredando por caminhos que não quero percorrer. A tantas relutância em esquecer a antiga posição de sempre contestar, voltar atrás e mudar o futuro. Tenho vergonha de mim. Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão. Vibro ao ouvir o meu hino e jamais usei a minha bandeira para enxugar o meu suor. Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro. De tanto ver triunfar as nulidades. De tanto ver prosperar a desonra. De tanto ver crescer as injustiças. De tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus.
O homem chega a desanimar-se da virtude, rir-se da honra. A ter vergonha de ser honesto”.

Francisco Bernardino, um baianeiro e sanfranciscano, que tem vergonha na cara.

Deixe uma resposta

