Vamos trocar os nomes das ruas do Vila Tanque

Em João Monlevade, como em outras cidades, obviamente, vários vereadores entram com  projetos reivindicando a mudança de nomes em logradouros públicos. Ou mesmo inserindo nomes de novas vias que são abertas. Mas, há  pessoas que aqui deixaram um legado, obras que os tornaram imortais, atrabés de um trabalho voluntário, mas que nunca foram lembradas pelas nossas autoridades. Simplesmente foram esquecidas, ação de um povo sem memória. E esta luta eu já comprei, faz alguns anos, junto ao amigo Rogério Vítor da Paz. E, mesmo fora de meu grotão natal, resolvi novamente levantar a bandeira. E recomeço pelo bairro Vila Tanque, onde temos história.

Para início de conversa, desde quando o ex-vereador Gleber Naime de Paula (PT), fez a cabeça de alguns moradores da Vila e decidiu colocar o nome de “Praça da Paz” – localizada em frente à Igreja do bairro -, ficamos engasgados, eu e meu amigo Rogério da Paz, entre outros moradores. Uma atitude infeliz como se vivêssemos na China Comunista. E desde aquela época tentamos junto a alguns ex-vereadores, a inserção de um Projeto de Lei no Poder Legislativo, com objetivo de trocar os nomes das ruas da Vila Tanque, que são em numerais. Ou seja, sem trazer prejuízo a nenhuma memória. Da Rua 5 à Rua 25, cujo nome já é de um ex-morador, e vizinho, o saudoso Paulo Silva. Outro que tem nome no bairro é o saudoso Padre Hidelbrando de Freitas, também muito merecido. Mas já tem também nome de Posto de Saúde. Vamos colocar em nossas ruas, nomes de pessoas, vilatanquenses de coração, que tanto trabalharam pela nossa Vila.

Sem querer aqui polemizar e nem criar atritos, já temos alguns nomes a serem indicados, e começam pelos nomes de meu pai, Sebastião Gomes de Melo (Tião de Melo), cuja obra deixada no bairro é de conhecimento de todos os mais antigos moradores que ali residem. Outro nome, do também saudoso Otelino da Paz, que também deixou um enorme trabalho voluntário. Apresento outros nomes: Paulo Moreira, Lucilo de Souza, Hugo “Bombeiro”, Clemides Martins Barros (Seu Nozinho), Ângelo Rocha (Seu Lelé), José Rosa, Tião “Pipoqueiro”, Francisco Fonseca.

Está relançada a ideia e aguardo um retorno.

DSC00097

Um vista parcial da Vila, em foto que fiz em 2012

Uma resposta to “Vamos trocar os nomes das ruas do Vila Tanque”

  1. Dias Says:

    Concordo em gênero, número e grau. Incluindo aí a mudança da Rua Paracatu, no Bairro Nossa Senhora da Conceição, para Rua Pe. Henriques.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: