Monlevade: 51 anos!

Amanhã, 29 de abril de 2015, João Monlevade completará seu 51º aniversário de emancipação político-administrativa. Muitas histórias, muitas pessoas envolvidas no processo emancipatório. Monlevade, que cresce verticalmente, mas que deixa tanto a desejar hoje em tantas outras áreas, como por exemplo no plano cultural e artístico. A cidade ficou estagnada, onde hoje se pratica uma política retrógrada, à moda coronealista.

Nós, que vivemos tantos anos sob as saias da Mãe Belgo-Mineira, talvez tenhamos ficado mal acostumados. Mas não havia modos de reverter a história, de quando até para trocar a lâmpada queimada de nossas casas, a Mãe Belgo-Mineira mandava um eletricista. Os fogões eram elétricos, a água de graça e tudo girava em torno dela, que também controlava a vida social de toda a comunidade. Fosse operário da Usina ou não. Ela quem cuidava do futebol, formava times e contratava jogadores; ela quem promovia os grandes bailes e investia no carnaval. Ela quem construiu toda a cidade, os clubes, as praças, as escolas. Foi a Belgo-Mineira quem exerceu seu espírito maternal até meados da década de 80, quando decidiu destruir parte de nossa história. Assim começou a mudar a nossa história.

Mas, deve-se ao seu crescimento, o talento dos homens, metalúrgicos, operários, que deram seu suor para torná-la competitiva, fabricando um aço nobre, o fio-máquina. E foram outros que fizeram de Monlevade uma cidade próspera. Mas que, não manteve a sua qualidade de vida talvez pelo excesso de zêlo, como um filho mimado. Custou a aprender a andar com as próprias pernas e ter a vontade própria. Mas, apesar dos pesares, ainda gosto muito de você, minha terra-natal.

Parabéns, João Monlevade, pelos 51 anos. Temos muito ainda a aprender e que cheguem novos sonhadores com propostas avançacas, de vanguarda, para fazer com que a boa terra não sucumbe no desleixo, na mesmice político-partidária. Há novos sonhos a conquistar!

Vista Parcial CSBM 02

A usina da Belgo-Mineira, ao centro, cercada pela Vila Operária que se transformou na cidade de João Monlevade, nesta linda foto aérea

Arquivo: “Morro do Geo!” – Visite o Site que resgata a história de João Monlevade:

http://www.morrodogeo.com.br

Uma resposta to “Monlevade: 51 anos!”

  1. ANISIO RODRIGUES Says:

    PARABENS NOSSA QUERIDA JOÃO MONLEVADE . AMO MUITO NOSSA TERRA QUERIDA , ONDE APRENDE MUITO DURANTE ANOS DE NOSSAS VIDAS . PARABENS E OBRIGADO.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: