“Luzia do Cartório” se despede. Lá se vai a nossa “Monlevadense do Século”

Dona Luzia

Faleceu no início da madrugada desta sexta-feira, 3, no Hospital Margarida, a professora aposentada e ex-proprietária do Cartório de João Monlevade, Maria Luzia de Oliveira, popular “Dona Luzia do Cartório” (foto acima), aos 89 anos de idade, filha de Jhonatas de Oliviera (Seu Joanico)  e Azulina de Oliveira. Luzia havia sido internada acerca de um mês e já se encontrava com problemas de saúde desde maio do ano passado, após sofrer uma queda em sua casa. Ela sofria de osteoporose (doença dos ossos), o que complicou seu estado de saúde. Ela deixa irmãos e uma centena de afilhados. O corpo será velado no Velório Municipal, em João Monlevade, onde ficará até às 14 horas. Depois o cortejo sairá Rio Piracicaba, onde será celebrada uma Missa de corpo presente, na Igreja do Rosário. Sepultamento se dará às 16 horas.

Luzia do Cartório foi eleita a “Monlevadense do Século”, pela Associação Monlevadense de Imprensa” – AMI – no ano de 2001, após cotação popular em toda a cidade. Tal título foi conquistado graças ao seu trabalho voluntário, sempre voltado para ajudar as pessoas mais carentes. Tendo se formado em Magistério no Colégio da Providência de Mariana, em 1950, e depois foi contratada pela Belgo-Mineira, sendo professora e diretora no Grupo Central e outras escolas do município. Logo depois assumiu o Cartório, junto ao seu pai, Jhonatas de Oliveira, “Seu Joanico”. Era uma mulher muito dinâmica e dedicada à justiça social, além de muito católica e, com sua sabedoria e bondade, foi também responsável em conseguir a aposentadoria para vários trabalhadores, principalmente da área rural. Pelo seu legado e sua história, estará em paz junto ao Pai Celestial.

Aqui construiu um mundo mais justo e, como seu primo, posso afirmar que muito aprendi com esta grande mulher, Dona “Luzia do Cartório”. E, com a obra que aqui deixou, em vida terrena, será eternizada. Talvez merecesse ainda mais homenagens do que já havia recebido, mas nunca se importou com estas coisas. Pessoa simples, bondosa e sincera nos atos e nas palavras. Vá em paz. Sentiremos muita saudade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: