A Imprensa tem de ser livre!

Como jornalista, sinto-me indignado com a decisão judicial (ler Postagem abaixo). Afinal, a imprensa não tem o direito de opinar? Está aqui o direito à liberdade de expressão e este direito é sagrado. Outro detalhe: não apenas na imprensa escrita, mas também pelas redes sociais e especialmente pelo Facebook, muitas pessoas, jornalistas ou não, teceram duras críticas contra Simone Moreira, entrando até mesmo em questões pessoais se ela era casada ou não com o ex-prefeito Carlos Moreira. Assim como houve várias críticas contra Railton Franklin, também acirradas, e contra Conceição Winter. E que cada um assuma pelo que escreveu e assinou, não o candidato. Afinal, pau que dá em Chico tem de dar também em Francisco.

Mas, posso falar de cadeira, eu e outros dois colegas de profissão, com um caso muito parecido, durante as eleições municipais de 2000, também em João Monlevade. Era o editor do jornal “Gazeta Regional” e tinha um programa vespertino na Rádio Cultura. Outro colega era responsável pelo noticiário da Rádio e o terceiro tinha um programa matutino na mesma emissora e diretor de um jornal. Durante a campanha, fomos críticos ferrenhos do candidato da situação, o então prefeito Laércio Ribeiro (PT), que tentava a reeleição. Batemos forte. Tanto na emissora de rádio quanto nos jornais. Na época, cheguei a ser processado pela Coligação, mas felizmente em nenhum dos casos fui condenado. E o candidato que nós três apoiamos, o radialista Carlos Moreira, vitorioso naquelas eleições, também ganhou com uma diferença pequena, cerca de 1.500 votos, E nem por isto deixou de tomar posse.

Pois é, mas somente fiz este depoimento que vivi para mostrar o contraditório da questão. Agora, se a imprensa não for livre, fica difícil. Ou seja, os 3 Poderes tudo podem e durante esta semana deixaram um exemplo terrível lá em cima, quando um senador da República, Renan Calheiros, descaradamente, ignorou uma determinação nada mais nada menos do que de um Ministro do Supremo Tribunal Federal, o poderoso STF, dando uma banana a um oficial de Justiça, num completo desrespeito, desacatando uma ordem judicial. E depois o próprio Supremo desconsiderou o que havia determinado o Ministro Marco Aurélio de Mello.

Pois é, mas este é o Brasil!

Anúncios

3 Respostas to “A Imprensa tem de ser livre!”

  1. Vilney Monteiro de Assis Says:

    Como vc mesmo disse!
    Estamos no Brasil!!!
    Inclusive uma prefeita que é eleita e todo mundo sabe que não é ela que irá governar!
    E foda-se Monlevade!
    Abraços e publique-se

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: