Para Seu Zé e Dona Naná!

Resolvi fazer uma crônica. Um texto. Não poderia passar batido sem fazer uma homenagem, mesmo que póstuma, ao já saudoso Sr. José Úrsula Gomes, ou simplesmente “Seu Zé”. Ou “Zé Úrsula”!

Caramba, mas esta pessoa, juntamente com sua esposa, Dona Naná, da “Casa São José Modas”, era muito especial e o casal tinha um carinho tão especial para comigo, que parecia gente da família. E era, de uma forma ou de outra. Desde os tempos do meu 1º casamento, com Marilene, no convívio e um tratamento tão amoroso com os nossos filhos Ícaro e Arthur, dos tempos que frequentávamos a Pastoral Familiar, e depois deu continuidade após meu casamento com Carla, com quem Dona Naná e Seu Zé sempre tiveram um enorme vínculo, ligados à Igreja e à Pastoral. Uma amizade que já era antiga!

Pois bem, e desde sua enfermidade, as orações pela saúde deste grande homem, esposo e pai exemplar, amigo, foram intensas. Mas Deus preferiu assim, e tinha de ser em um domingo, um dia especial, quando se encerrava a Semana da Família, para uma pessoa que viveu em função de sua Família e trabalhou durante anos junto à inseparável esposa e companheira, Dona Naná, por tantas outras famílias. Seu Zé Úrsula, com certeza, terá um lugar cativo bem pertinho do Pai.

Muitas Histórias

Pois é, mas vivemos muitas boas histórias com seu Zé e Dona Naná, e sua família. Durante os encontros de Revisão Matrimonial, quando trabalhamos juntos. Nas viagens ao retiros espirituais em Igarapé, junto aos membros da Pastoral Familiar, quando eu, Letinho, o saudoso Xandico, Kubu, Valseque, Rubinho Leitão e outros deixávamos o casal em alerta contra as Vodkas que levávamos para tomar às escondidas, durante o Retiro (rs). Ele, mais manso, tentando amenizar o problema, e Dona Naná, mais severa, puxando nossas orelhas. Tentando nos proteger do Padre Helder, que era o nosso líder espiritual naqueles momentos tão abençoados.

Os nossos encontros ao sítio do casal, ali nas Pacas, quando realizávamos as festas juninas da Pastoral. Eram muito divertidas, mas nos bastidores Seu Zé e Dona Naná evitaram algumas brigas e outras confusões. Sem contar aqueles bebuns que não queiram ir embora nunca. Quantas coisas que nós fizemos Seu Zé e Dona Naná passarem. Mas tinham um coração tão grande e tão em paz, que para eles tudo era festa. Nunca os vi de caras fechadas, com o semblante triste. Sempre sorridentes, sempre amigos e dispostos a dar um conselho para o que fosse preciso. Dona Naná, mais líder, no Comando. E Seu Zé Úrsula na retaguarda, mas sábio e sempre apoiando a companheira. Juntos, eram uma força extrema, de uma fé incomum e de uma grandeza e generosidade irreparáveis. Católicos apostólicos romanos na concepção da palavra, sempre praticando, como deve ser.

Pois é, mas a vida é assim. E não poderia deixar de falar na recepção que sempre nos deram, para eu e Carla, em sua residência em João Monlevade ou na casa de praia, em Nova Viçosa, no sul da Bahia. Quantos almoços Seu Zé Úrsula e Dona Naná prepararam pra gente! O torresmo com angu, a mostarda, o feijão, aquela carne de panela e a canjibrina sempre presente. E a latinha de Brahma, nos aguardando, sempre geladinha, no ponto. Isto não tem preço. Esta amizade boa e mesmo que ficássemos ficasse algum tempo o encontrar, havia uma cumplicidade muito boa entre nós, e era ótimo quando o via nas ruas de Carneirinhos, próximo à loja deles. E o respeito e a liberdade que tínhamos um com o outro. Não esquecerei de nossos momentos, de sua carinha boa, contando seus causos e suas experiências de vida. E andando na praia de Nova Viçosa, um lugar abençoado que o senhor amava tanto. Que lhe fazia tão bem!

Vá em Paz, Seu Zé! E fique bem, Dona Naná, eu e Carla te amamos muito! Deus lhe dê força.

Eis o casal! Nossa Homenagem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: