Monlevade é tema de Doutorado de historiadora de Luxemburgo

A historiadora Dominique Sanatana  é natural de Luxemburgo e reside com o marido Terry, também luxemburguês, há dois anos no Rio de Janeiro. Ela faz Doutorado cuja tema é “A Imigração de luxemburgueses para o Brasil”, entre os anos 1920 a 1960. Porque foi neste período, após a instalação da Usina da Belgo-Mineira na região (Sabará e João Monlevade) que milhares de luxemburgueses vieram para o Brasil e aqui se instalaram no início da siderurgia em nosso país. Entre eles o grande engenheiro de Luxemburgo, Louis Jaques Ensch, que dirigiu a empresa por mais de 25 anos e fez sua história em nossa terra. Dessa forma, ela priorizou sua pesquisa sobre a imigração em João Mopnlevade.

E, após a historiadora conhecer nosso Site (morrodogeo.com.br), impressionou-se com o trabalho e entrou em contato comigo pelo Facebook. Assim, na semana passada chegou a Monlevade para um trabalho de campo e tive o prazer de recebê-la, junto ao seu marido. Foi uma conversa muito produtiva e a encaminhei para entrevistar algumas pessoas que conviveram com os luxemburgueses em Monlevade, dentro da Usina e na vida social. E torcemos para que seu trabalho seja um sucesso!

luxemburgo

A historiada Dominique Santana, de Luxemburgo, em entrevista com Sr. Ildeu Caldeira, 91 anos, em sua residência, no Bairro Vila Tanque. Aposentado, ele trabalhou com vários luxemburgueses e enriqueceu o trabalho da historiadora

(Foto: Marcelo Melo)


%d blogueiros gostam disto: